Caracterização

Este jardim-escola, instituição particular de solidariedade social que faz parte da Associação de Jardins – Escolas João de Deus com sede na Avenida Álvares Cabral nº 69 em Lisboa, é o primeiro jardim-escola João de Deus a funcionar na Região Autónoma da Madeira. Trata-se de uma aquisição efetuada na região pela referida Associação e funciona com a autorização da Secretaria Regional da Educação da Madeira e em parceria com a mesma. O acordo de cooperação assinado por ambas as partes, leva a que este jardim-escola funcione como mais uma instituição da rede pública pelo que período de abertura, encerramento e calendário escolar é regido pela Secretaria Regional da Educação.
Trata-se de um edifício recuperado, denominado por “quinta”, com traços de arquitetura vigente na região e com área coberta de 800 m2. Rodeada por espaços verdes e árvores de grande porte que perfazem um total de área de 1.200m2.
É composto por duas estruturas diferenciadas, o espaço denominado “casa mãe”, insere no primeiro piso duas salas de aulas para crianças de três anos e respetiva casa de banho. Ainda no primeiro piso, mas num anexo onde funciona a sala dos cinco anos. No piso inferior está o refeitório, a cozinha, duas arrecadações, uma casa de banho para as crianças, outra destinada aos adultos.
No edifício contíguo de dois pisos, estão no primeiro piso duas salas de berçário, com respetivas salas parque, casa de banho e copa de leite. No piso inferior estão duas salas de transição, uma sala de berçário, e respetiva sala parque, uma sala dos quatro anos, uma sala dos cinco anos, uma copa, duas casas de banho para as crianças e uma casa de banho para pessoal docente, não docente e utentes.
O espaço exterior desta Instituição é comum a quase todas as salas de atividade, exceto ao Berçário I e II. As crianças dispõem neste espaço de condições necessárias para que possam explorar e manipular uma diversidade de material lá existente, tais como: baloiços, casas de plástico, escorregas, bicicletas, triciclos, carros, entre outros. Este espaço é parcialmente coberto, sendo possível ser utilizado nos dias de muito frio e chuva.
Existem, ainda, nesta instituição um edifício com a parede frontal em vidro; dividido em três salas, a secretaria, a sala de pessoal docente/não docente e gabinete da direção; e um edifício recente onde se encontra a sala de arquivo.